12/03/2012

Especial Infantil: Editorial

Chegados a dezembro, inicia-se o Especial Infantil.

É para nós uma verdadeira prenda poder oferecer este Especial; estas palavras pensadas sobre pequenas obras de livro em formato de arte.

Aqui, iremos falar sobre o texto, a ilustração, sobre edição em Portugal e sua internacionalização. Iremos falar essencialmente de Portugal e dos portugueses, de todos aqueles que por cá usam o seu génio para fazer crescer os nossos pequeninos (e uns quantos grandinhos).

Este não será um retrato mas apenas várias fotos de um setor entusiasmante e dinâmico, de extraordinária qualidade. Basta falar dos grandes ilustradores portugueses como o Bernardo Carvalho, a Madalena Matoso, o André Letria, a Danuta Wojciechowska (luso-canadiana), o Afonso Cruz e muitos, muitos outros – como ficou patente na Feira de Bolonha 2012, onde Portugal teve honra de convidado (apesar de tudo, sempre temos a agradecer algo à Fabíola Afonso da ex-DGLB) −, passando por autores maravilhosos como a Alice Vieira, o António Mota, a Luísa Ducla Soares, a Isabel Minhós e vários outros que deveria aqui referir se isto não fosse só um post, abrangendo editoras consagradas como a Caminho e a Dom Quixote, ou pequenos projetos quase perfeitos como a Planeta Tangerina, a Orfeu Mini, a Bruáa, a Kalandraka, a Edicare, a OQO, a Cuckoo (cujo trabalho em prol das crianças invisuais devo evidenciar) e tantas outras.

Não. Não poderíamos deixar passar a época sem um especial dedicado a todos eles.

E assim, durante o mês de dezembro e até perto do natal, falaremos de livros infantis.

Para isso temos os blogueres residentes Dora Batalim e Jorge Silva, mas também o contributo de várias outras pessoas do setor entre escritores, ilustradores, editores, livreiros e outros profissionais apaixonados, que se juntam a nós neste especial para contribuir com a sua história para este nosso natal, já amanhã iniciaremos com um texto de Luísa Ducla Soares e, na quarta, de Alice Vieira, que nos falarão sobre o que é escrever para os mais novos.

Eu, vou sentar-me na fila da frente em aprender.

Vocês divirtam-se.

Nuno Seabra Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário