3/26/2013

Grupo Lidel celebra 50º Aniversário

 

Fundada por Frederico Annes, em 15 de Março de 1963, com o objectivo de promover e distribuir em Portugal editoras estrangeiras de livros técnicos e científicos, a Lidel reune as mais fortes razões para celebrar com orgulho o êxito obtido ao longo dos seus primeiros cinquenta anos de actividade no mundo dos livros.

Ganho o conhecimento do mercado e adquirido o saber como actuar nos domínios que motivaram a sua constituição, a empresa lançou-se em 1989 no mercado da edição, começando pela tradução de dois livros estrangeiros no âmbito da medicina - os Manuais de Enfermagem Pediátrica e Obstétrica -, a que se seguiram os livros Projectos Industriais e Português sem Fronteiras. Uma gestão dinâmica, criteriosa e sustentada, conduziu rapidamente à liderança do mercado nacional de livros técnicos, nomeadamente nas áreas da Medicina e de Ensino de Português Língua Estrangeira e Língua Segunda, onde pontificam múltiplos especialistas portugueses. Gestão, Fiscalidade, Química, Biologia, Engenharias, Geomática, Hotelaria e Turismo, constituem, igualmente, domínios de excelência na programação editorial.

Em 1991 iniciou-se uma nova fase de crescimento, tendo sido criadas a FCA - Editora de Informática, que veio a tornar-se líder na publicação de livros sobre tecnologias de informação, e a ETEP - Edições Técnicas e Profissionais, com publicações dirigidas ao ensino técnico-profissional e também às áreas de Automação, Robótica, Electrónica e Secretariado. Posteriormente, em 1910, foi lançada a marca PACTOR, dedicada às Ciências Sociais e da Política Contemporânea.

Seguindo o seu lema de sempre - O livro à procura do Leitor -, o Grupo Lidel mantém-se igualmente na esfera familiar do seu fundador, hoje com 92 anos, sendo gerida pelo seu filho, também Frederico Annes, e tendo já na Direcção Comercial a representante da 3ª geração, Rita Annes.

Pelas razões assinaladas, o percurso do Grupo Lidel é verdadeiramente notável, especialmente se ao que já foi dito acrescentarmos o  grande significado que decorre de o sucesso editorial, comercial e económico, ocorrer numa empresa familiar independente de qualquer grupo económico ou editorial, e num mercado altamente especializado, concorrencial e que enfrenta os fortes desafios colocados pela cópia ilegal e pela evolução tecnológica associada à nova era da Informação Globalizada.

Parabéns ao Grupo Lidel, e à família Annes, pelo sucesso de 50 anos, pelo raro exemplo que constitui e pela capacidade de enfrentar o futuro, a nível nacional e internacional,  conforme tão claramente ficou expresso na sessão comemorativa que teve lugar no passado dia 22, na Fundação Oriente.

Rui Beja
 

Sem comentários:

Enviar um comentário