3/26/2013

Paulo de Cantos


 (uma Linotype a fabricar a legenda do livro) 

Fui hoje muito agradavelmente surpreendido ao saber da publicação da obra O livr-o-mem – Paulo d’ Cantos n’ Palma d’ Mão, pelo Ateliê Bárbara Says.

O professor, designer e editor, praticamente desconhecido até à data, foi uma das mais criativas figuras do design editorial português do Estado Novo, dotado de uma mente surrealista, conviveu com figuras como Fernando Pessoa e Mário Cesariny, em nada lhes devendo em termos de capacidade artística.

Com uma obra vasta e dispersa, abrangendo todo o tipo de temáticas, Paulo de Cantos surge agora aos olhos do público pelo trabalho extraordinário de António Silveira Gomes e Cláudia Restelo, do Ateliê B. Says, através de um livro que é, aparentemente, também uma obra de arte (estou a aguardar a entrega...).

Livro recolha dos trabalhos do professor, parcialmente impresso em tipografia (recurso a zincografias reais e com legendas compostas em Linotype), este é um livro a todos os níveis imperdível para todos aqueles que gostam de design editorial ou da história da edição em Portugal.

Lançado na passada sexta-feira podem optar pela versão regular ou pela especial, de 100 exemplares numerados com um zincogravura original. O preço é convidativo (27,00€) e pode ser comprado em Lisboa na Sá da Costa e na Stet ou, em todo o país, pelo sítio www.cantos.barbarasays.com.

Vejam também a reportagem e vídeo feitos por Raquel Martins e Joana Bourgard para o Público.

Nuno Seabra Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário