10/17/2012

Filipe Leal

Filipe Leal (Setúbal, 1966). Possui a Licenciatura em História (FLL), o Curso de Especialização em Ciências Documentais (FLL) e o Curso de Especialização em Estudos das Informação e Bibliotecas Digitais (ISCTE). Obteve em 2007 o grau de Mestre em Ciências da Educação - Educação e Leitura (FPCE).

Desde 1988 que exerce a atividade de bibliotecário em diversas bibliotecas públicas portuguesas. Foi Chefe de Divisão de Bibliotecas (2002 – 2007) e Diretor do Departamento de Cultura (2007 – 2011) na Câmara Municipal de Oeiras. Foi Coordenador do Programa de Celebração dos 250 Anos de Oeiras (2008 – 2010). Atualmente está a trabalhar no Plano Estratégico para o Parque dos Poetas.

Ao longo dos anos tem desenvolvido um conjunto diversificado de projetos pioneiros na área da promoção da leitura e na área da aplicação das tecnologias de informação e comunicação na criação de novos serviços em bibliotecas públicas.

Para além da sua atividade como bibliotecário desenvolve também uma atividade regular de docência e formação na área das bibliotecas públicas. Foi docente no Curso de Especialização em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa. É formador associado de diversas instituições, entre as quais se destacam: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), centros de formação de professores.

Recentemente lançou o projeto empresarial BibliotecAtiva, que, sob o mote «transformamos bibliotecas» desenvolve atividades de formação e de consultoria na área das bibliotecas (com particular enfoque nas bibliotecas públicas).

Sem comentários:

Enviar um comentário