10/16/2012

Nuno Seabra Lopes

Nascido em 1976, no Porto, é acima de tudo um idólatra do livro.

Viciado confesso nunca quis fazer nada na vida que não tivesse a ver com livros, tendo que trabalhar entre eles para poder pagar a sua dose diária de letras impressas.

Formado em Estudos Europeus por não existir curso de edição em Portugal no século passado, tem a pós-graduação para Técnicos Editoriais e Mestrado em Estudos Editoriais pela FLUL, para além de outros papelitos de formações que habitualmente se metem nos CVs só para encher.

Trabalha em edição desde 1999, tendo passado por várias editoras de Lisboa e Porto antes de co-fundar a Booktailors - Consultores Editoriais, em finais de 2006 (data oficial é de 2007), onde foi sócio-gerente e consultor sénior, acabando por sair em 2011 com a sensação de dever cumprido.

Especialista em edição e publicação, com enfoque na estratégia, marketing e gestão de projetos, esteve envolvido em vários projetos como a criação de marcas e chancelas editoriais, rebranding de marcas, desenvolvimento de estratégias de publicação, análises e avaliações diversas e até, acusa-se, da reformulação da Feira do Livro de Lisboa e Porto.

Gosta de dar aulas e por isso ensinava Edição, Estratégia Editorial, Marketing do Livro e Gestão de Projetos Editoriais, inicialmente na Faculdade de Letras de Lisboa (2003/2008) e depois na Booktailors (2007/2011), confessando que aprendeu imenso com os alunos.

Companheiro exemplar, pai babado, dono extremoso e adulto com tendências hiperativas, é igualmente redator de resumos biográficos sem vergonha. Atualmente está a desenvolver novos projetos na área editorial e tem a certeza que vai ser cada vez mais feliz.

Se tiverem que lhe dizer alguma coisa, não o façam, escrevam. Após tantos anos a sua memória só funciona assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário